No cenário dinâmico da saúde, a busca pela qualidade, eficiência e agilidade nas entregas de exames tem levado os laboratórios hospitalares a uma revolução impulsionada pela tecnologia.
A importância das ferramentas modernas nesses ambientes é evidente, não apenas para a otimização de processos, mas também para a elevação dos padrões de precisão diagnóstica, rapidez no atendimento e tratamento personalizado.
Pensando nisso, a direção do laboratório do Hospital M’Boi Mirim (HMBM) escolheu a Matrix Saúde (que atua há mais de 40 anos no desenvolvimento de softwares para o segmento da Medicina Diagnóstica) como uma parceira estratégica para impulsionar seus processos e resultados.
Quer saber como foi a implantação do LIS da Matrix e seus resultados no laboratório desse Hospital? Então acompanhe este artigo feito em parceria com o Dr. Francisco Neves Pereira, Responsável pelo Laboratório do Hospital M’Boi Mirim.
Atuação do Hospital M’Boi Mirim
Inaugurado em abril de 2008, o Hospital Municipal M´Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsche foi idealizado e construído pela Prefeitura Municipal de São Paulo, com atendimento exclusivo à rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua gestão é de responsabilidade da Organização Social de Saúde CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o qual juntos compõem o Comitê Técnico Gestor que estabelece diretrizes para a condução do Hospital.
Em sua estrutura, o Hospital possui o Pronto-Socorro, Unidade de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico para atendimentos de urgências e emergências a adultos e crianças, Laboratório Clínico e de Exames de Imagem.
Com essas instalações, ele garante atendimento gratuitoà população da Zona Sul da Cidade de São Paulo para realizar os procedimentos nas especialidades de:
- Clínica Médica/Emergência;
- Clínica Cirúrgica/Cirurgia pediátrica;
- Cirurgia Geral;
- Pediatria;
- UTI Pediátrica;
- UTI Adulto;
- Neonatologia;
- Traumatologia;
- Maternidade;
- Obstetrícia;
- Ortopedia;
- Psiquiatria.
Assim, o Hospital M’Boi Mirim é referência no atendimento hospitalar para mais de meio milhão de pessoas, além de fortalecer a rede básica de saúde dessa região de São Paulo.
A decisão pela troca do sistema e parceria com a Matrix
Como falado anteriormente, o HMBM é gerenciado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e os produtos da Matrix já fazem parte de diversas operações dessa Instituição.
Assim, de acordo com o Dr. Francisco, eles perceberam que “seria uma ótima oportunidade do Hospital M’Boi também estar integrado a essas plataformas e com o Einstein, de uma forma geral”.
Anteriormente, eles utilizavam um sistema que ficava apartado das outras estruturas da SBIBAE (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein), então esse foi um dos principais pontos que influenciou a tomada de decisão da troca do sistema para a Matrix.
Como foi o processo de implantação da solução da Matrix
O processo de implantação do Hospital M’Boi Mirim iniciou em julho e, segundo o Dr. Francisco, foi muito bem acompanhado:
“A implantação foi um processo muito importante, o planejamento foi muito bom. Eu acho que toda a parte que a gente teve com o José Renato, analista da Matrix — que ficou conosco em todo o processo, com acompanhamento semanal e reuniões para averiguar os pontos de atenção que a gente precisava ainda vencer para o processo de Go live — foi muito bem-feito e após o Go live também”.
Além do suporte inicial no processo de implementação da solução, o laboratório contou também com a contribuição do time de integrações do Hospital Einstein, que já tinham capacitação e larga experiência com o Matrix Diagnosis e disponibilizaram seus conhecimentos para ajudar nessa implantação.
Envolvimento e aceitação dos colaboradores com o novo sistema
No processo de implantação de um novo sistema, é importante que os colaboradores se sintam confortáveis ao utilizá-lo. Assim, as Instituições do Einstein contam com uma excelente Intranet, a qual todos os usuários do Hospital têm acesso.
Segundo o Dr. Francisco, nela também constam tutoriais em vídeos de como utilizar os softwares da Matrix, feito em parceria com o Matheus Tressoldi, Analista de Integrações do Einstein. Além disso, também oferecemos treinamentos online durante o processo de implantação para auxílio nesse período de adaptação.
Como as soluções da Matrix ajudaram nos desafios do Hospital M’Boi Mirim
Apesar do Matrix Diagnosis ser mais complexo, trouxe ferramentas adicionais que estão trazendo muitos benefícios para os processos do Hospital, como a retroalimentação de contingências, que foi o módulo que mais despertou o interesse do Dr. Francisco, além do pioneirismo no Hospital Einstein.
Com essa solução, é possível “fazer a retroalimentação sem precisar fazer imputação de dados. É só fazer uma atualização dentro da nossa base do Matrix e esses dados migram para o Tasy automaticamente. Então, está sendo muito importante no nosso processo”, comenta o Dr. Francisco. Ou seja, a solução permite que os exames sejam realizados antes da criação dos pedidos respectivos no sistema hospitalar, que serão criados automaticamente no Tasy, quando este retornar.
“Hoje a gente está estruturando uma contingência muito bem elaborada no Hospital M’boi, onde os médicos já conseguem ver os exames dentro do sistema. Eles podem analisar o passado e ver o que está acontecendo… Isso para mim foi extremamente importante, pois trouxe muita vantagem operacional”.
A partir dessa solução, também é possível programar uma contingência do Tasy e continuar trabalhado normalmente, como um sistema independente do Hospital.
Outro grande benefício que o produto da Matrix levou para o Hospital, refere-se à centralização da extração de dados. Segundo o Responsável pelo Laboratório do HMBM, agora eles conseguem consolidar os dados em uma base de indicadores. Assim, a equipe de qualidade consegue extrair todos os dados apenas alterando a unidade produtiva no sistema.
Principais ganhos com a entrada das soluções Matrix
O Hospital M’Boi Mirim continua em fase de adaptação, mas já foram observados ganhos relevantes para o seu laboratório. A seguir, confira os principais.
Análise de pânico
Para o HMBM, o painel de chamado foi customizado para seus serviços e, portanto, é diferente das outras unidades do Einstein.
Na primeira linha aparecem os valores de pânico, ou seja, no cabeçalho do painel é mostrado os resultados de exames laboratoriais que representam um estado fisiopatológico anormal, que coloca o paciente em risco. Com isso, é possível entender facilmente a urgência do atendimento e prestá-lo com qualidade.
Evidência aos exames de protocolos assistenciais
O segundo item do painel refere-se aos exames de protocolos assistenciais. Isso foi mais um ganho para o Hospital M’Boi, porque eles também aparecem nas etiquetas dos materiais laboratoriais.
Ao lançar um paciente no Tasy com protocolo gerenciado — como sepse, código hemorrágico, AVC, entre outros —, na etiqueta desse paciente sai uma tarja preta informando seu protocolo. O que está contribuindo muito na operação atualmente.
“Hoje, o código do protocolo gerenciado vem na etiqueta, então a gente consegue visualizar isso, tanto na triagem como na área técnica. A gente teve um ótimo ganho com essa informação extra na etiqueta, porque, por exemplo, eu tinha o mesmo hemograma para um paciente da UTI de outras unidades, mas eu não sabia se ele era um protocolo. Hoje não é assim. Na etiqueta já vem escrito: heparina protocolo gerencial”, comenta o Dr. Francisco.
Assim, essa mesma informação é mostrada no painel de chamado, evidenciando que o paciente tem um exame que necessita ser liberado com urgência, resultando em uma agilidade no processo laboratorial.
Liberação automática dos exames
Com a implementação das liberações automáticas dos exames, o laboratório hospitalar teve um aumento na velocidade das entregas dos laudos, também aprimorando seu SLA de entrega.
Isso porque esse processo não exige uma intervenção humana, sendo feito tudo por meio do sistema LIS e garantindo mais velocidade e confiabilidade dos dados.
O Hospital M’Boi Mirim indica a Matrix e seus serviços?
Com cinco meses do início da implantação do Matrix Diagnosis no Hospital M’Boi Mirim, e apesar de ainda estarem na etapa da curva de aprendizagem, o Dr. Francisco já recomenda os produtos da Matrix:
“acho que é um sistema bem robusto, que tem uma estrutura de suporte conceitual e com uma resposta rápida para algumas coisas. Eu acho que estamos tendo ganhos muito positivos”. Temos muita gratidão por essa parceria e confiança depositada pelo Hospital M’Boi Mirim na Matrix.
Ao longo deste artigo, mergulhamos na jornada do HMBM, explorando as vantagens conquistadas com a implantação do Matrix Diagnosis, que estão conduzindo o seu sucesso.
Quer ser o próximo case de sucesso? Então entre em contato com nossos especialistas para iniciar a jornada da transformação do seu laboratório!