Entenda como a acreditação laboratorial potencializa seu laboratório!

Compartilhe

acreditacao laboratorial

(Fernando Berlitz, Gestor de Acreditações e Indicadores da Controllab)

A qualidade é uma característica essencial para a análise clínica, afinal, com ela os laudos são mais precisos, ágeis e seguros para o diagnóstico médico. Mas como é possível garantir que o seu laboratório apresenta processos capazes de assegurar esse atributo? A resposta é simples: com a acreditação laboratorial

A acreditação certifica que os processos e equipamentos utilizados nos laboratórios estejam conforme os padrões normatizados e reconhecidos, além de aperfeiçoar técnicas e métodos, reconhecer falhas e promover a segurança dos pacientes

Para saber mais sobre o assunto, confira a entrevista e os conhecimentos que o Fernando Berlitz, Gestor de Acreditações e Indicadores da Controllab, compartilhou conosco. 

O que é acreditação laboratorial? 

Segundo o Fernando Berlitz, “a acreditação laboratorial é um processo voluntário, em que o laboratório se submete a uma avaliação da qualidade dos seus serviços, realizada por uma instituição acreditadora de terceira parte”

Nessa análise é verificado o cumprimento de normas de organismos acreditadores e requisitos de legislação, bem como o compromisso do laboratório com a melhoria contínua do desempenho de seus processos para atender as necessidades de pacientes, médicos e outras partes interessadas.  

Ou seja, a acreditação não é obrigatória, porém, ao conquistá-la significa que a instituição está comprometida em fornecer serviços de excelência a seus clientes e em buscar, constantemente, elevar o nível de seus serviços prestados. 

Desse modo, ela tem relação direta com a qualidade laboratorial. Isso porque esse atributo pode ser entendido como a capacidade do laboratório em:  

  • entregar resultados corretos; 
  • na integridade da solicitação médica; 
  • no prazo acordado; 
  • com segurança para o cliente.  

Tudo isso seguindo as melhores práticas do mercado e sem retrabalhos, como as recoletas que impactam negativamente na produtividade e efetividade do laboratório. 

Qual a diferença entre acreditação e certificação laboratorial? 

Apesar da acreditação e certificação consistirem em uma ação voluntária e ambas serem utilizadas para verificar o atendimento aos requisitos normativos específicos, seus conceitos se diferenciam.  

O processo de acreditação tem um escopo ampliado diante da certificação, visto que o primeiro conceito também atesta a competência técnica do serviço. Isto é, quando um laboratório é acreditado, além de ter validado sua gestão organizacional e padronização de serviços, também legitima a sua competência técnica para fornecer serviços laboratoriais em nível de excelência e alinhados às melhores práticas das análises clínicas, de acordo com o Fernando Berlitz. 

Qual a importância da acreditação laboratorial para os laboratórios e pacientes? 

Mulher jovem e sorridente, usando um óculos arredondado e uma blusa vermelha. Ela está segurando um notebook em suas mãos, em um fundo laranja.

O processo de acreditação laboratorial gera ganhos compartilhados entre todos os elementos envolvidos: 

  • laboratório; 
  • usuários de seus serviços; 
  • profissionais internos; 
  • fornecedores; 
  • entre outras partes relacionadas.  

Por meio das Normas de Acreditação, é possível ter um compilado dos principais pontos que devem ser contemplados pelo sistema de gestão laboratorial (LIS). Assim, os processos e condutas da organização são alinhados às melhores práticas do mercado e à legislação vigente

Ela também torna a gestão do laboratório robusta, eficiente e eficaz para atender as demandas competitivas do mercado e as necessidades de médicos e pacientes.  

Adicionalmente, o selo de acreditação laboratorial dá visibilidade à organização, pois ele comprova o fornecimento de serviços seguros e em nível de excelência técnica. Todos esses aspectos apoiam a reputação da acreditada e sua sustentabilidade futura no mercado em que atua. 

Quais são os principais desafios da acreditação? 

Apesar da acreditação laboratorial desempenhar um papel crucial na garantia da qualidade e confiabilidade dos resultados obtidos em laboratórios, ela não está isenta de desafios. Abaixo, confira os principais, de acordo com o Fernando Berlitz. 

Integral comprometimento 

O seu processo o exige total comprometimento do laboratório com uma política de qualidade para seus serviços. Essa responsabilidade é mais do que um desejo ou uma visão de futuro, pois ela representa a construção de uma cultura voltada à melhoria contínua do nível de qualidade dos serviços entregues aos médicos e pacientes.  

Uma forma de superar esse obstáculo é implantando um sistema de gestão de qualidade que coordene todos os processos operacionais e de gestão da empresa, com foco no cumprimento dos requisitos de clientes e demais partes interessadas. 

Mudança cultural 

Ainda no contexto acima, um novo sistema de gestão de qualidade, muitas vezes, demanda uma mudança cultural na organização ou um alinhamento às diretrizes de qualidade propostas pelas normas de acreditação. Assim, no contexto em que mudanças culturais nem sempre são facilmente viabilizadas, isso pode ser um desafio a ser superado pela organização.  

Investimentos necessários 

Outros desafios podem estar relacionados aos investimentos para obter a acreditação, que envolvem desde aspectos estruturais até custos operacionais. Entretanto, esses esforços são transformados em ganhos relevantes e que certamente recompensarão a empresa em termos operacionais e estratégicos no médio prazo. 

Quais são as principais acreditações para laboratórios? 

Os laboratórios contam com diferentes modelos de acreditação e organizações acreditadoras. Vale destacar que, na escolha, é preciso verificar sua veracidade e autoridade — por exemplo, se a Norma de Acreditação e o organismo acreditador tem habilitação e reconhecimento internacional relevante. 

Uma das referências mais relevantes no mercado de saúde é o reconhecimento pela ISQua/EEA (International Society for Quality in Health Care External Evaluation Association). Escolher programas e normas acreditados por essa instituição é uma estratégia segura para o laboratório na sua caminhada à acreditação.  

As Normas do PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial) e da ONA (Organização Nacional de Acreditação), por exemplo, já dispõem desse reconhecimento pela ISQua. 

Como funciona o processo de obtenção da acreditação laboratorial? 

Segundo o especialista da Controllab, normalmente, o processo para obtenção da acreditação laboratorial tem início formal. Veja um passo a passo simples a seguir: 

  1. o laboratório faz a sua inscrição em um programa de acreditação disponível no mercado; 
  1. a partir disso, ele tem acesso ao regulamento e processo, bem como à Norma de Acreditação, a qual terá que comprovar aderência de seu sistema de gestão; 
  1. na sequência, a organização deve alinhar seu sistema de gestão aos requisitos e normas estabelecidos, se preparando para a auditoria da organização de acreditação. 

Assim, os resultados do laboratório nessa auditoria externa são analisados para a tomada de decisão quanto a uma possível acreditação da empresa auditada. 

Critérios avaliados durante o processo de acreditação 

Apesar do principal foco estar na verificação do nível de cumprimento dos requisitos que constam da Norma de Acreditação, por parte da empresa auditada, cada uma tem a sua regulamentação específica. 

Essas normas apresentam variações quanto ao seu conteúdo, mas envolvem requisitos relacionados à:  

  • gestão da qualidade; 
  • gestão de processos; 
  • gestão de pessoas; 
  • gestão de equipamentos, insumos e tecnologia; 
  • gestão de riscos e segurança do paciente; 
  • entre outros aspectos relevantes à análise clínica. 

De modo geral, a acreditação laboratorial traz benefícios significativos para as organizações. Apesar de apresentar desafios, é possível superá-las com planejamento, organização e comprometimento de toda a equipe, além de contar com a ajuda de uma parceira renomada, como a Controllab e Matrix

Há mais de 40 anos, a Controllab trabalha para aumentar a confiabilidade dos laudos em diversos laboratórios ao redor do mundo. Com os sistemas de automação da Matrix esse objetivo é enriquecido, potencializando seus serviços e levando mais qualidade no atendimento e processos das organizações de análises clínicas. 

Quer se aprofundar no assunto e saber como a Matrix e Controlab podem ajudar a elevar o nível de qualidade do seu laboratório? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. 

Entre em contato com nossa equipe

Conheça nossos softwares

Artigos relacionados